Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professores da Unemat participam de livro sobre Educação Superior na (pós)pandemia
PRODUÇÃO
Professores da Unemat participam de livro sobre Educação Superior na (pós)pandemia
26/04/2021 08:30:29
por Lygia Lima

Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participam de livro sobre a Educação superior na (pós)pandemia juntamente com professores de diferentes universidades públicas. A obra “Educação superior na (pós) pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras” que será lançado na próxima terça-feira (27/04), às 18 horas (horário de Brasilia), em uma live com transmissão pelo You Tube 

A obra disponível tanto impressa como em e-book foi editada pela Edunioeste (Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná) está disponível para download gratuitamente pelo portal da Editora. O livro conta com 14 capítulos além da apresentação e com a colaboração de 27 autores, e revela uma preocupação sobre o momento em que a educação  brasileira vive e vivia com a chegada da pandemia.

A professora da Unemat, Vera Maquêa, uma das organizadoras do livro e co-autora de dois capítulos explica que além dela, os professores Elenita Conegero Pastor Manchope (UNIOESTE), Andréa Araújo do Carmo (UEMA), Fabiano Gonçalves Costa (UENP), Kathia Marise B. Sales ( UNEB) e Soraia Cristina Tonon da Luz (UDESC) também atuaram na organização da obra.

De acordo com Vera Maquêa, o livro “nasceu de uma reação aos primeiros relâmpagos da pandemia. Em março (2020), quando as populações do mundo inteiro foram obrigadas a atender as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, sabíamos que os profissionais da educação estariam entre os mais radicalmente implicados nos seus desdobramentos”.

Para a professora se “por um lado, o contato com os alunos tornava o ambiente da sala de aula espaços potenciais de multiplicação e de transmissão do vírus, impondo um corte abrupto nas atividades acadêmicas. Por outro, o ensino remoto, tomado em muitos casos como a redenção da educação, expôs os problemas latentes da sociedade brasileira, desigual e excludente”. Vera explica que a partir desse cenário é que os autores do livro tomaram a decisão de “pensar o devir, não apenas na perspectiva dos impactos da pandemia e da produção de um discurso interpretativo de seus danos, mas com o olhar posto nas soluções que profissionais da educação estariam desenhando a partir da novidade do acontecimento. Entendíamos naquele momento, como hoje ainda muito mais, que somente com esperança e trabalho seria possível enfrentar esse momento de medo, solidão, cansaço e incerteza, e sair fortalecidos do outro lado. Nessa rede, mesmo se não podemos dizer ainda onde e quando iremos concluir essa travessia, muitos entraram a segurar a mão um do outro e o resultado é este livro intenso, que traduz boa parte da história das universidades, de professores e alunos no país”, diz Vera Maquea.

Os dois capítulos que conta com a co-autoria da professora Vera são: “O professor do Ensino Superior público, a pandemia e A barata, de Clarice Lispector”, que foi escrito juntamente com Fabiano Gonçalves Costa e Elenita Conegero Pastor Manchope; e “O professor universitário e a pandemia de Covid-19: é possível se reinventar em meio ao caos?” escrito em parceria com Soraia Cristina Tonon da Luz.

O professor José Ricardo Menacho, também da Unemat, é autor do capítulo “Os discursos da mídia e o novo normal para a educação: “quando readequar é preciso”.

Serviço:

Lançamento: 27 de abril

Horário  18H (Horário de Brasília)

Onde: Canal do YouTube

Para baixar o livro gratuitamente acesse aqui

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24702 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada